Evento

25 anos de Centro Comunitário – programa completo

25 anos de centro

No âmbito dos 25 anos do Centro Comunitário LGBTI+, a 11 novembro, dinamizamos várias atividades para celebrar, reconhecer e comemorar as várias ações comunitárias que ao longo destes 25 anos contribuíram para quebrar o ciclo de insulto, invisibilidade e isolamento que as pessoas LGBTI+ sofrem e que criaram e reforçaram as lógicas comunitárias de partilha, proteção e cuidado.

25 anos de comunidade, 25 anos de nós, de ti e da tua identidade. 25 anos de festas, de conversas, de cafés, de espaço seguro, de espaço nosso, de espaço teu!

A celebração dos 25 anos durará um mês com várias atividades comunitárias, todas de entrada gratuita!

Consulta nesta página a programação completa.

11 novembro

Celebração dos 25 anos de Centro Comunitário
+
Inauguração da exposição “25 anos de Comunidades”
+
Inauguração da exposição “Faces of Pride”

A partir das 19h vamos celebrar os 25 anos de Centro Comunitário! Haverá bolo vegan, partilhas de discursos e, claro, vamos cantar os parabéns!

De 11 de novembro a 10 de dezembro estarão patentes Centro LGBTI+ as exposições 25 anos de Comunidades e Faces of Pride.

25 anos de Comunidades – uma exposição cronológica feita com materiais visuais e histórias pessoais ao longo dos últimos 25 anos do Centro Comunitário.

Faces of Pride – uma exposição da autoria de Filipe Ribeiro, um projeto em constante atualização, e é composto por diferentes séries fotográficas que registam as várias caras e identidades do Orgulho em se ser. Esta exposição, integrada na exposição “25 anos de Comunidades” é também uma participação do GRIT, e uma representação de tantas e tantas Faces of Pride que diariamente constroem a comunidade Trans.

📅 11 dezembro
⏰ a partir das 19h

12 novembro

Festa dos 90s

Vem teletransportar-te para os anos 90! Vem ouvir e dançar sem vergonha como se fazia no Centro em 1997, quando abriu!

Agarra o teu melhor 90s outfit e vem celebrar os 25 anos de Centro Comunitário!

Sabe mais informação aqui.

📅 12 novembro
⏰ 22h

18 novembro

25 anos – 25 livros

O acesso à literatura LGBTI+ mudou significativamente em Portugal nos últimos 25 anos.

Da clandestinidade e da censura, da invisibilidade e do estereótipo a literatura também acompanhou a nossa luta e deu lugar à representatividade, à visibilidade e à quebra do preconceito.

Junta-te nesta conversa organizada pelo Centro de Documentação e pelo Grupo de Leitura, para uma viagem em torno de 25 livros que marcaram o nosso trabalho e as nossas identidades nos últimos 25 anos.

Sabe mais informação aqui.

📅 18 novembro
⏰ 19h

19 novembro

Visibilidade das identidades queer negras no espaço performativo

Dia 19 de novembro, a partir das 21h, iremos conversar sobre a visibilidade das identidades queer negras no espaço performativo, começando com a visualização da curta metragem “Velveteen“, seguida de uma conversa com várias pessoas convidadas.

Conversa com Alex D’Alva Teixeira, David Amado, e Diana Tavares (RTP África)

Sabe mais informação aqui.

📅 19 novembro
⏰ 21h

2 dezembro

Preservação da história e da memória LGBTI+ – conversa sobre a história e o trabalho do Centro de Documentação Gonçalo Diniz

A preservação da história e da memória LGBTI+ é fundamental para sabermos quem somos, para conhecermos a nossa luta ao longo da história, para ajudar à produção de ciência e para o livre acesso a essa informação e ao conhecimento.

Junta-te nesta conversa em torno do trabalho desenvolvido, das muitas histórias e, sobre o voluntariado no Centro de Documentação Gonçalo Diniz, que há 25 anos mantém o maior espólio de materiais e literatura LGBTI+ do país.

Conversa com Fátima Sofia, Fátima Santos e Manuela Lavinha (atual e antigas voluntárias do CDOC)

Sabe mais informação aqui.

📅 2 dezembro
⏰ 19h

3 dezembro

Porquê espaços comunitários LGBTI+?

Espaços mais seguros como o Centro são essenciais para a emancipação de qualquer comunidade historicamente alvo de opressão.

São espaços que permitem que as pessoas vivam quem realmente são, independentemente da sua identidade e expressão de género, orientação sexual, diversidade funcional ou qualquer outra característica identitária, valorizando essa diversidade que nos torna pessoas únicas.

E é sobre celebrar as nossas intersecções identitárias com outras pessoas, que também vão partilhar e/ou aprender com a experiência, tornando-nos individualmente mais fortes e resilientes que o Centro ganha.

E é sobre a resiliência, descoberta, experimentação, identidade e muito mais que tudo isto que iremos falar nesta conversa.

Sabe mais informação aqui.

📅 3 dezembro
⏰ 17h

Karaoke especial 25 anos

Com entrada gratuita, já sabes que quem canta os nossos males espanta! E a noite de karaoke não é a mesma se não cantarmos e dançarmos contigo! 🎤🤩

Vem cantar os melhores hits dos últimos 25 anos para te divertires e claro, conheceres novas pessoas!

Os microfones ligam às 21h30!

Sabe mais informação aqui.

📅 3 dezembro
⏰ 21h30

9 dezembro

25 anos de memórias – mostra de arquivo cinematográfico

Reportagens televisivas, campanhas publicitárias, registos vídeo e muito mais!

Vamos tirar do armário reportagens com 25 anos sobre a abertura das portas do Centro Comunitário. Vamos ver e ouvir as campanhas publicitárias da ILGA, vídeos de marchas do orgulho e do arraial lisboa pride e algumas outras surpresas.

Aparece nesta noite para um percurso histórico cinematográfico!

Sabe mais informação aqui.

📅 9 dezembro
⏰ 21h

10 dezembro

Festa de encerramento das celebrações dos 25 anos do Centro Comunitário
+
Festa de celebração do voluntariado da ILGA Portugal

Dia 10 de dezembro, vamos dançar para celebrar todas as pessoas que ao longo dos 25 anos do Centro têm doado o seu tempo e o seu contributo pessoal, às nossas atividades comunitárias, ações políticas e respostas sociais.

Numa viagem musical entre as décadas de 80, 90 e 2000, vamos dançar sem pudor e com todo o amor.

Sabe mais informação aqui.

📅 10 dezembro
⏰ 22h

A ILGA Portugal agradece profundamente a todas as pessoas, voluntárias e convidadas, que dedicaram o seu tempo e trabalho para a realização das várias atividades das celebrações dos 25 anos do Centro Comunitário.

Um trabalho que exigiu tempo, conhecimento, pesquisa, criatividade, disponibilidade e dedicação ao ativismo e à memória comunitária.

Sem nenhuma delas, estas atividades não poderiam ter ocorrido: Margarida Brett, Ismael Souza, Filipe Ribeiro, Miguel André, Paulo Rainho, Adriana Gomes, Rui Fernandes, Fred Bronze, Ivan, Afonso Gonçalves, Ricardo Mendes, Ana Vicente, Alex D’Alva Teixeira, David Amado, Diana Tavares, Fátima Cartaxo, Fátima Santos, Manuela Lavinha, Sofia Tomaz, João Nota, André Mendes, Vanda Graça, Hélder Bértolo e Catarina Almeida.