projetos

Feira de Empregabilidade LGBTI+

Conferência e Feira de Recrutamento – Desafios, Estratégias, Oportunidades

A Feira de Empregabilidade LGBTI+ é um evento dedicado à promoção da inclusão e da equidade de pessoas LGBTI+ no mercado de trabalho.

Financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG) e implementado pela Associação ILGA Portugal, o evento pretende criar um espaço de encontro, reflexão e ação entre entidades empregadoras e pessoas LGBTI+ que estão ou pretendem entrar no mercado de trabalho.

O evento decorre nos dias 14 e 15 de março, na Biblioteca Municipal de Telheiras – Orlando Ribeiro, em Lisboa, reunindo uma conferência de dois dias, workshops e uma feira de recrutamento.

Objetivos

  • Fomentar a inclusão e a equidade no mercado de trabalho para pessoas LGBTI+
  • Capacitar entidades empregadoras para promoverem práticas de recrutamento mais justas e ambientes laborais mais seguros e diversos
  • Empoderar pessoas LGBTI+, fornecendo ferramentas para enfrentar desafios profissionais, conhecer direitos laborais e explorar novas oportunidades

Estrutura

  • Conferência – 14 de março – Diversidade e Inclusão: O Futuro das Organizações
    • Dia focado em entidades empregadoras dos setores público, privado e social, com o objetivo de partilhar boas práticas, discutir estratégias de inclusão e promover a criação de ambientes de trabalho mais seguros e diversos.
  • Conferência – 15 de março – Descobrir Oportunidades, Reforçar Direitos
    • Dia dedicado à população LGBTI+, com workshops, sessões de capacitação e painéis focados na empregabilidade, no desenvolvimento de competências, nos direitos laborais e na exploração de oportunidades de carreira.
  • Feira de Recrutamento14 e 15 de março
    • Paralelamente à conferência e aos workshops, decorrerá uma Feira de Recrutamento com a participação de entidades comprometidas com a diversidade e a inclusão. Será uma oportunidade para pessoas LGBTI+ conhecerem entidades, explorarem oportunidades de carreira e estabelecerem contactos profissionais.

Programa

Dia 14 de março – Diversidade e Inclusão: O Futuro das Organizações
  • 9h30 – Receção de participantes
  • 10h00 – Sessão de abertura
  • 10h30 – Painel 1 – A importância da diversidade e inclusão LGBTI+ no local de trabalho
  • 11h30 – Pausa
  • 11h45 – Painel 2 – A proteção laboral de pessoas LGBTI+ no local de trabalho
  • 13h00 – Pausa
  • 14h30 – Painel 3 – Boas práticas LGBTI+ no local de trabalho
  • 16h00 – Pausa
  • 16h30 – Painel 4 – Workshop – Capacitar equipas de recursos humanos para boas práticas
  • 18h00 – Encerramento do dia
Dia 15 de março – Descobrir Oportunidades, Reforçar Direitos
  • 9h30 – Receção de participantes
  • 10h00 – Painel 5 – A importância de se ser visível no local de trabalho
  • 11h00 – Pausa
  • 11h30 – Painel 6 – Direitos e deveres: o que fazer quando a discriminação acontece?
  • 13h00 – Pausa
  • 14h30 – Painel 7 – Construir o Meu Caminho: Pessoas LGBTI+ e os desafios de trabalhar por conta própria
  • 15h45 – Pausa
  • 16h00 – Workshop I – Como construir o meu caminho profissional (sessão paralela)
  • 16h00 – Workshop II – Como mudar de emprego ou área profissional (sessão paralela)
  • 17h30 – Relatar para Transformar: Registo e síntese do evento pela relatora
  • 18h00 – Sessão de encerramento
Feira de Recrutamento
  • 14 de março: 11h30 às 18h30
  • 15 de março: 11h00 às 18h30

A quem se destina?

O evento destina-se a:

  • entidades empregadoras interessadas em promover a diversidade nos seus ambientes de trabalho;
  • pessoas LGBTI+ que procuram o primeiro emprego;
  • pessoas LGBTI+ que procuram novas oportunidades profissionais ou de desenvolvimento de competências;
  • equipas de RH, de gestão da DEI, ou com interesse nas aprendizagens;
  • estudantes;
  • público em geral;

Uma Perspetiva Política e de Compromisso Social

Num contexto internacional em que algumas empresas e instituições estão a recuar nas suas políticas de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI), a Feira de Empregabilidade LGBTI+ reafirma a importância de manter e reforçar o compromisso com a igualdade.

As decisões que fragilizam as medidas de DEI em alguns países têm impacto global, e é fundamental que em Portugal, e na Europa, continuemos a promover espaços de trabalho onde a diversidade é celebrada e onde todas as pessoas têm oportunidades reais de crescimento profissional e de serem quem são.

Porquê participar?

  • Para as entidades empregadoras
    • Oportunidade de aprender com boas práticas, conhecer estratégias e desenvolver um planeamento para ambientes de trabalho mais inclusivos.
  • Para as pessoas LGBTI+
    • Espaço para desenvolver competências, conhecer direitos laborais, explorar oportunidades de recrutamento e conectar-se com entidades comprometidas com a diversidade.

Inscrições abertas

Conferência e Workshops (inscrição gratuita, lugares limitados)

A participação na conferência e workshops é gratuita, mas a inscrição é obrigatória devido à lotação limitada das salas.

Feira de Recrutamento – inscrição para entidades

A participação de empresas e organizações na Feira de Recrutamento é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. Se a tua empresa ou organização quer estar presente e ter um stand, consulta as condições no formulário e inscrevam-se.

Visitar a Feira de Recrutamento – Acesso livre

A Feira de Recrutamento está aberta ao público, sem necessidade de inscrição.

Vem conhecer empresas e organizações inclusivas, explorar oportunidades de carreira e descobrir um ambiente profissional diverso e acolhedor.

Criação de Redes de Contacto

A Feira de Empregabilidade LGBTI+ é mais do que um evento. É um compromisso com um futuro profissional onde os desafios são reconhecidos, as estratégias são partilhadas e as oportunidades são criadas para todas as pessoas.

Além das sessões formais, o evento oferece momentos de networking para que participantes e entidades possam estabelecer ligações, trocar experiências e criar redes de apoio profissional.

Junta-te a nós para fazer parte da mudança. A diversidade importa e o teu percurso profissional também!

Local

O evento realiza-se na Biblioteca Municipal de Telheiras – Orlando Ribeiro, em Lisboa.

Organização, Financiamento e Apoio

Organização

Associação ILGA Portugal

Financiamento

Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género
Apoio técnico e financeiro a organizações da sociedade civil LGBTI+ 2023

Apoio

Câmara Municipal de Lisboa – Bibliotecas de Lisboa